O bordado

Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.
Existem diversas formas de bordado:


 Ponto de Haste:



• Ponto de Alinhavo:








Ponto Pequinês:




Faça o Ponto Atrás normal e então entrelace-o com linha da mesma cor ou diferente. O ponto é mostrado aberto no diagrama, mas as laçadas devem ser puxadas levemente ao serem feitas.



Puxe a agulha no alto à esquerda e prenda a linha com o polegar esquerdo; introduza a agulha à direita no mesmo nível a uma pequena distância de onde a linha saiu e faça um pontinho para baixo em direção ao centro com a linha abaixo da agulha. Puxe a agulha e introduza-a novamente abaixo do ponto, no centro (A) e puxe-a em posição para o ponto seguinte. Este ponto pode ser feito individualmente ou em carreiras horizontais (A) ou verticais (B).

Ponto Cheio:




Risque duas linhas arredondadas na borda do tecido. Alinhave alguns pontos entre as duas linhas do risco. Cubra a área entre os riscos com ponto caseado, acompanhando o risco. As laçadas do ponto caseado devem coincidir com o risco da borda externa. Para arrematar, recorte o tecido junto às laçadas, mas sem cortar as laçadas.
Borde como se fossem Pontos Retos feitos bem unidos de lado a lado de um desenho, conforme mostrado no diagrama. Se preferir faça primeiro um enchimento de Ponto de Alinhava ou de Ponto Cadeia por baixo. Isto dá um efeito de relevo.
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.

Ponto Matiz:


Este ponto que tem forma do Ponto Cheio é freqüentemente usado para encher um desenho considerado muito grande ou muito irregular para ser coberto com Ponto Cheio. É também usado para dar o efeito sombreado. Na primeira carreira, os pontos são alternadamente longos e curtos e bem unidos para seguir o contorno do desenho. Os pontos das carreiras seguinte são feitos de maneira a dar ao trabalho uma superfície uniforme e macia. O diagrama mostra como o efeito da matiz e sombra pode ser conseguido.          



Puxe os fios soltos em A e prenda-os com o polegar esquerdo, e então, puxe a agulha com a linha em A e faça pequenos Pontos Cheios bem unidos sobre fios soltos, seguindo a linha do desenho. Para arrematar, passe os fios soltos para o avesso do tecido. Este ponto parece um cordão fino e é muito útil para bordar hastes e contornos delicados.



Este ponto é muito próprio e de muito efeito para preencher desenhos de folhas e pétalas de flores. É feito como o Ponto Apanhado Rumeno, mas os pontinhos que prendem o fio ao tecido são aqui feitos a intervalos regulares sobre os fios estendidos de maneira a formar um desenho sobre o risco a ser preenchido. Os pontinhos devem ser puxados firmemente, deixando os fios estendidos levemente frouxos entre si.




Ponto Caseado redondo:
Ao bordar à volta de aplicações circulares, é impossível fazer pontos paralelos. Neste caso, os pontos devem ser ligeiramente inclinados, todos em direção ao centro da circunferência (como acima).










Ponto corrente aberto:
Este ponto é mostrado sobre duas linhas paralelas, mas pode ser feito em desenhos cujas linhas variem em largura. Puxe a agulha em A e, mantendo a linha presa com o polegar esquerdo, introduza a agulha em B. Puxe a agulha em C na largura desejada para o ponto. Deixe a laçada assim formada, ligeiramente frouxa. Introduza a agulha em D e, com a linha por baixo da ponta da agulha, puxe-a já pronta para o ponto seguinte. Prenda a última laçada com um pontinho de cada lado.






Puxe a agulha no alto da linha e mantenha-a presa com o polegar esquerdo. Introduza a agulha no mesmo lugar de onde saiu a última vez e puxe-a a uma curta distância, mantendo o fio por baixo da ponta da agulha. Prenda cada laçada com um pontinho (B). Este ponto pode ser feito individualmente ou em grupos para formar pétalas de flores







Fig. A -> Puxe a agulha quatro (ou menos) fios do desfiado à esquerda na beirada superior dos desfiados; passe a agulha por trás de quatro fios, trazendo-a ao mesmo lugar onde havia saído antes.

Fig. B. -> Passe a agulha para baixo por cima do tecido e por baixo de quatro fios do desfiado na beirada inferior de desfiados; passe a agulha por cima dos mesmos quatro fios e por cima do tecido, trazendo a agulha quatro fios à esquerda na beirada superior de desfiados. Estes dois movimentos são repetidos até o fim. As beiradas livres dos desfiados podem ser terminadas com o Ponto “Ajour” comum.