quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estilos de pintura

Cada estilo de pintura obedece a uma determinada técnica de se pintar, com pincéis, material sobre o qual se pinta, riscos específicos e muitas vezes, também com cores características.

Os estilos de pintura são originários de determinados países, províncias ou regiões, e alguns são centenários e praticados por artistas decorativos de todo o mundo. Abaixo citamos apenas alguns estilos, para que vc conheça um pouco desse mundo das artes tão interessante.

Natureza Morta
Pintura que retrata qualquer componente da natureza, desde que fora dela, ou seja, em montagens que podem ou não incluir objetos como vasos, cestos, etc.


Paisagens – Pintura que retrata paisagens ou cenas do campo.



 Canalboat – “Pintura de Barcaças” ou “Van Dyking”, é o estilo de pintura decorativa inglesa e foi criado para decorar os barcos que navegavam pelos canais fluviais desde o século 18, daí o nome (barco de canal).



 Pintura Realista – Estilo de pintura onde o artista reproduz fielmente o motivo escolhido flores, frutas, objetos, etc.



Folk-Art – Arte folclórica. Todo estilo de pintura característica, que tem sua origem em uma determinada região ou país. Arte popular de um povo ou cultura.


 Marinhas –Pintura que retrata cenas marinhas.
    

  Bauermalerei – (Bauer = fazenda, malerei = pintura) O Bauemalerei teve sua origem entre os Alpes bávaro e austríaco ,e é freqüentemente chamado de Pintura Alemã ou Pintura Bávara. O Bauermalerei é dividido em vários estilos, distinguidos uns dos outros por características como traços, cores e riscos específicos.A pintura é feita com cores alegres e retratando principalmente flores, mas também frutas, pássaros, paisagens e figuras humanas, usando-se pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos.


 Craquelê – Técnicas que produzem efeitos de rachaduras na superfície de um trabalho. Técnicas de craquelar: com verniz, com aspecto de rachaduras evidenciadas por pátinas douradas, ou simplesmente com tintas já produzidas para esse fim.


Decoupagé –Técnica francesa que consiste em colar recortes de papel ou tecido em uma superfície. Depois da colagem, se pode complementar com pintura, para evidenciar detalhes e enriquecer o trabalho.


Esponjado – Técnica de pintura que consiste em “bater” com uma esponja carregada com uma cor de tinta diferente, sobre outra já seca e que confere um aspecto envelhecido ao trabalho.
Pode-se também, usar esse feito em pinturas decorativas de paredes.


Flutuação –Técnica que cria efeito de sombra ou de luz. Utiliza-se um pincel chato ou angular, carregado com a tinta só na ponta, para produzir uma pincelada esfumaçada.


Hindeloopen – (Folk-Art) - Estilo de pintura Holandesa, praticada desde o século 17 essencialmente por homens, que ensinam a técnica aos seus filhos, mas não ás filhas mulheres. Com pinceladas ensaiadas, é uma pintura rica, que retrata flores, pássaros, frutos e figuras humanas,etc.


Pátina – Várias técnicas de pintura que conferem uma aparência envelhecida ao móvel ou peça onde são aplicadas.
Cada técnica produz um efeito diferente: clássico, rústico, romântico, etc. Exemplos: Pátina Tradicional ou Pátina Lixada, entre outras mais. A utilização da técnica de patina muda as características originais da peça.


Pintura Decorativa – Qualquer técnica ou estilo de pintura peças de madeira, metal, cerâmica, vidro, tecido, cortiça, etc.

                                                    Gloria Gama

Pinturas em Cerâmica – Existem vários tipos de cerâmica.
Para cada tipo de cerâmica existem técnicas e estilos diferentes de pintura. Existem ainda diversos tipos de tinta: as que não necessitam queima, como as tintas acrílicas, a base de água; as que são queimadas em fornos caseiros; e as que precisam de fornos especiais que alcançam altas temperaturas.


Pintura em Madeira – São inúmeros os estilos e as técnicas de pintura que podem ser aplicados em uma peça de madeira, assim como os tipos de tintas que podem ser utilizadas


Pintura em Gesso Material poroso, o gesso deve ser impermeabilizado antes de se iniciar a pintura, que pode ser feita com diversos tipos de tinta.


Pintura em Porcelana É um tipo de cerâmica, branca e refratária que possui uma composição diferente da tradicional. A pintura da porcelana, também pode ser feita usando-se diferentes técnicas.
- Pintura a frio
- Pintura com queima em forno caseiro
- Pintura com queima em forno de alta temperatura


 Pintura em TecidoA pintura em tecido, consiste em transferir um risco p/ um determinado tipo de tecido e pinta-lo, pode ser pano de pratos, toalhas de mesa, toalhas de banho, fraldinhas de bebés, etc. Normalmente o material é de fácil acesso e de baixo custo ,proporcionando assim, para alguém que possua dons para essa pintura, uma fonte de renda interessante.


                                                    Gloria Gama

                                           Gloria Gama

                                                       Gloria Gama

Pinturas em Vidro Existem muitas técnicas e também diferentes tintas que podem ser usadas no vidro. A mais comum é utilizada a tinta para vitral, mas deve-se tomar cuidado pq o vidro não poderá posterior a pintura ser lavado, somente poderá ser limpado com pano.



 Pinceladas EnsaiadasSão pinceladas usadas em certos estilos de pintura, que requerem prática constante. Pincelada em forma de “C”, em “S”, em “Vírgula”, etc. São utilizadas em estilos de pintura como o Bauernmalerei, o Rosemaling, o Hindeloopen e o One stroke.

Tole Paint – Hoje designa a Pintura Decorativa de uma forma geral, mas a tradução literal seria “Pintura em Lata”.


 Pintura Country - Estilo de pintura que retrata objetos, animais, frutas, flores e tudo que lembra a vida no campo. Pode ser dividido em três estilos diferentes: Americano, Primitivo e Clássico.




Rosemaling - (Rose = rosa, maling = pintando) Estilo de pintura Norueguesa com cores e características específicas. Muito rico e vigoroso, pintado geralmente em cores fortes sobre fundos escuros e subdividido em vários estilos.






Um comentário:

  1. Adorei suas explicações, para quem tem interesse em conhecer a origem das diversas técnicas de pintura porém não quer ser um profundo conhecedor.
    Na realidade o que eu quis dizer sem exageros.
    Parabéns ficou delicia.
    Sueli

    ResponderExcluir